Sesc SP exibe o documentário O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto nessa quinta

tetsuo_alta-2_3683

O Centro de Formação e Pesquisa do Sesc SP exibe nessa quinta, dia 28/01, a partir das 19h, o documentário O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto, filme produzido em 2014 pela Kinopus em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e com os canais ESPN. Na mesma noite será exibido o documentário Maria Lenk – A Essência do Esporte Olímpico, de Iberê Carvalho. Após a sessão, haverá um bate-papo com a atleta olímpica Fabíola Molina e com o cineasta Rodrigo Grota, diretor de O Nadador. A mediação do debate será de Eduardo Monsanto, jornalista dos canais ESPN.

Produzido para o projeto Memórias do Esporte, o documentário O Nadador mostra a trajetória do primeiro medalhista olímpico brasileiro – o mariliense Tetsuo Okamoto (1932-2007), que em 1952, em Helsinque, na Finlândia, conquistou o Bronze nos 1.500 metros livres. Com produção de Guilherme Peraro, pesquisa de Roberta Takamatsu, direção de fotografia de Guilherme Gerais, direção de arte de Mayhara Nogueira, som direto de Bruno Bergamo, trilha sonora de Otavio Santos e making of de Rafael Ceribelli, o filme reconstrói a história de Tetsuo a partir de entrevistas, imagens de arquivo, reconstituição de época, além de um raro material sobre o nadador.

Com 26 minutos de duração, o documentário estreou em dezembro de 2014 na ESPN e desde então tem sido exibido em espaços públicos e centros culturais. Em 2016, o filme será exibido no dia 14 de março em Marília, terra natal do nadador, abrindo a 4ª Semana do Cinema do Brasileiro a ser realizada pela Kinopus em parceria com a Oficina Cultural Tarsila do Amaral. No dia 19 de março, o filme será exibido no 10º Curta Ourinhos. Atualmente o filme pode ser visto no canais ESPN e no site Watch ESPN – em breve o filme também vai integrar a grade de programação da TV Brasil.

A exibição desta quinta no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP tem entrada franca – o endereço é rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo. Mais informações sobre o documentário O Nadador podem ser encontradas no link rodrigogrota.com/O-Nadador.