Documentário sobre Tetsuo Okamoto será exibido em canal francês

tetsuo_materialSP-18

O documentário O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto, uma produção da Kinopus para o edital Memória do Esporte, será exibido ao longo desse ano no canal francês TV5 Monde (Net, TVA e Sky). Com direção de Rodrigo Grota e produção de Guilherme Peraro, o filme foi exibido pela primeira vez em 10 de dezembro de 2014 nos canais ESPN e desde então tem sido exibido em festivais, cineclubes, centros culturais e esportivos. Em março, o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário na 10ª edição do Curta Ourinhos, festival realizado no interior paulista.

Produzido entre 2013 e 2014 em parceria com o IPR – Instituto de Políticas Relacionais, o documentário mostra a trajetória do mariliense Tetsuo Okamoto (1932-2007), primeiro medalhista olímpico da natação brasileira – ele conquistou o Bronze nos 1.500m nado livre nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. A equipe do filme, composta por atletas profissionais como o nadador Enzo Kihara (que interpreta o jovem Tetsuo), ainda inclui a pesquisadora Roberta Takamatsu (Irmãos Grael), o diretor de fotografia Guilherme Gerais (Leste Oeste), o músico Otavio Santos (Boi Neon), o técnico de som direto Bruno Bergamo, o assistente de direção Rafael Ceribelli e a figurinista Mayhara Nogueira. Com 26 minutos de duração, e rodado em 5 cidades (São Paulo, Marília, Londrina, Vera Cruz e Ibiporã), o filme traz amplo material de arquivo, entrevistas e reconstituição de época.

Além do canal TV5 Monde, o filme pode ser visto na grade da TV Brasil (estreou no dia 19 de março desse ano), nos canais ESPN e na plataforma online Watch ESPN. Mais informações sobre o documentário O Nadador podem ser encontradas no link rodrigogrota.com/O-Nadador.